Trocar borrachinha do aparelho em casa prejudica o tratamento

Escrito por Clínica Corb em . Postado em Notícias

intraoral

As borrachinhas do aparelho são há muito tempo a motivação para crianças e adolescentes fazerem o tratamento. As combinações de cores fazem com que a ida ao dentista seja mais atrativa. Mas há também os adultos que querem uma opção mais discreta e preferem trocá-las com bastante frequência para que não fiquem amareladas.

Deixando a estética de lado, o papel das borrachinhas é segurar o arco ortodôntico aos braquetes, que são aqueles pequenos quadradinhos colados em cada dente. “Para que ocorra a movimentação dos dentes é necessário o arco ortodôntico, um fio metálico que é encaixado nos braquetes e preso por meio de ligaduras elásticas, chamadas popularmente de borrachinhas”, explica a cirurgiã-dentista, Thaís Prata Luz, especialista em ortodontia.

Segundo a especialista, em geral, as borrachinhas devem ser trocadas mensalmente, tempo necessário para que o organismo responda a ativação ortodôntica realizada na última consulta. Para evitar problemas no tratamento, o recomendado é fazer a troca apenas no consultório. “O paciente pode danificar o aparelho e alterar a pressão exercida pela borrachinha, o que pode causar danos irreversíveis aos dentes”, diz. A profissional explica que, dependendo do movimento que o ortodontista estiver fazendo, pode retardar ou alterar o tratamento ortodôntico. “Cabe ao paciente apenas a escolha da cor da ligadura elástica (borrachinha)”, afirma.

Para quem acha que em um mês as borrachinhas ficam amareladas, basta mudar alguns hábitos, como evitar o consumo de alimentos condimentados e bebidas com corantes, como vinho, café, chá, refrigerantes, maiores responsáveis por descolorir ou manchar as ligaduras elásticas. “Uma dica é a ingestão destes líquidos com canudo, fazendo com que não entrem em contato com a ligadura elástica”, indica. Também há no mercado modelos estéticos que dispensam o uso das borrachinhas, os aparelhos autoligados.

Fonte: saude.terra

 

"Trackback" Enlace do seu site.

Deixe seu comentário

Copyright @ 2014 - Todos os direitos reservados a clinicacorb.com.br
Powered by Warp Theme Framework