Arquivado para setembro, 2016

GRUPO QUALIDADE EM SAÚDE

A CORB faz parte do Grupo Qualidade em Saúde, uma rede de dentistas com mais de 700 clínicas odontológicas em todo o Brasil. Somos uma força nacional com atuação estratégica local presente em 18 Estados e no Distrito Federal, em mais de 155 cidades de norte a sul do país.

Atendemos as mais diversas especialidades odontológicas com foco principal na manutenção da saúde bucal de nossos pacientes. Nosso objetivo é diminuir a incidência de doenças bucais através de um processo preventivo focado no perfil de cada paciente, levando bem-estar e qualidade de vida a todos os nossos clientes.

Atuamos através de nossa rede de clínicas com campanhas preventivas para diversos públicos, como Idosos, Gestantes e Crianças, além das demais faixas etárias que conhecem o benefício de evitar dores e doenças bucais crônicas através do Check-up Preventivo Digital®, exames detalhados que propiciam a nossos profissionais um acompanhamento preventivo que pode evitar o aparecimento de doenças ou detectá-las em fase inicial, facilitando o tratamento e cura.

VOCÊ SABE O QUE É CÁRIE?

“Cárie” é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Embora a cárie seja mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos a ela. Os tipos de cárie são:

Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de alguma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas.

A cárie constitui um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

Como eu sei se estou com cárie?

Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.

É maior a probabilidade da cárie de se desenvolver em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorre, a melhor maneira de identificá-la e tratá-la, antes que se torne séria, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.

Fonte: Grupo Qualidade em Saúde